Comissão de Educação discute impacto da reforma tributária nas escolas privadas

Os especialistas presentes na audiência pública destacaram que, principalmente nas universidades privadas, existe um número elevado de alunos das classes C, D e E. Segundo eles, um aumento na tributação provocaria uma alta evasão escolar, já que os alunos não podem arcar com o aumento na mensalidade.

Em audiência pública nesta terça-feira (26), a Comissão de Educação (CE) recebeu especialistas em educação privada, para debater a tributação das instituições de ensino particulares no contexto da reforma tributária (PEC 45/20219) que está em discussão no Senado Federal. Os especialistas defendem a desoneração das instituições educacionais privadas; e que o ensino particular não seja tratado como um produto.

O consultor jurídico da Associação Brasileira de Educação Básica da Livre Iniciativa, Murillo Alevatto, defendeu que a educação privada não pode ser compreendida como bem de consumo, por entender que se trata de um investimento para o futuro do país. Ele apresentou dados que demonstrariam que a educação privada seria dispendiosa do que a educação pública no Brasil. Na discussão da reforma tributária, ele sugeriu aos parlamentares que reduzam os impostos das instituições de ensino particulares em troca de bolsas de estudo para a população de baixa renda. — Seja uma isenção condicionada. A isenção só pode ser dada na medida que sejam oferecidas bolsas de estudo. No mesmo valor da bolsa de estudo, o que se cobraria de um aluno normal seria uma bolsa de estudo, esse bolsa de estudo não paga, seria reduzida em tributos — sugeriu. A vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura, Professora Dorinha (União-TO), se comprometeu em conversar com os senadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde a reforma tributária está em discussão, para que o setor privado de educação seja atendido. — Nós batemos recorde de desoneração, mas não para a rede privada da educação. É pra linha branca, é pra várias ações. Inclusive que a gente não sabe nem a efetividade. No caso da educação a gente tem números, nós temos avaliações, temos produtos. Os especialistas presentes na audiência pública destacaram que, principalmente nas universidades privadas, existe um número elevado de alunos das classes C, D e E. Segundo eles, um aumento na tributação provocaria uma alta evasão escolar, já que os alunos não podem arcar com o aumento na mensalidade. por Agência Senado