Quando falamos de crescimento profissional, aparecem muitas fórmulas prontas e métodos que focam principalmente no ambiente externo.
Quando falamos de crescimento profissional, aparecem muitas fórmulas prontas e métodos que focam principalmente no ambiente externo. A questão é que o planejamento de uma carreira de sucesso não pode levar em conta apenas o mercado; é preciso que esteja alinhada com as necessidades e prioridades do indivíduo que seguirá essa trajetória. É um misto entre sonhar e considerar a realidade.
Para auxiliar nessas questões, Graziela Teixeira e Patrícia Schuindt, sócias e coaches da R122 – empresa que oferece soluções voltadas à transformação de indivíduos e organizações – prepararam cinco dicas práticas para aplicar hoje mesmo e alavancar sua carreira.
1. Estabeleça seus objetivos claramente
Objetivos claros são fundamentais para que faça escolhas coerentes e, assim, possa enxergar e desenhar o caminho a percorrer. Eles são o norte que ajudam a olhar para frente e lutar por uma nova realidade. Nossa mente cria um efeito motivador quando temos claramente o que queremos alcançar. Pense:
– Daqui a 10 anos, o que gostaria de fazer profissionalmente? Onde gostaria de estar?
– O que te faria sentir realizado em um, três ou cinco anos? O que é o sucesso para você?
2. Conheça a si mesmo
Este é um tema profundo, mas podemos seguir considerando uma reflexão que contempla três itens importantes para desempenhar bem sua função profissional: forças e valores, interesses e propósito. Dedique tempo a uma atuação conexa com as respostas que encontrará nesse questionário. Lembre-se que nossa capacidade de atenção determina o nível de competência com que realizamos cada tarefa.
Interesses:
O que você gosta de fazer?
Sobre quais assuntos você gosta de conversar?
Quais atividades te fazem perder a noção do tempo (por se sentir muito bem ao fazê-las)?
Forças:
– O que você faz bem?
– Quais são suas habilidades?
– Qual impacto você gera em seus círculos de convívio?
– Quais talentos você percebe que tem?
– O que pessoas próximas te dizem ser suas principais qualidades?
Valores e Propósito:
– Quem te inspira? Por quê?
– O que você valoriza em sua vida?
– O que você valoriza no trabalho?
– O que você quer gerar no mundo?
– Que legado você quer deixar?
– Quais são as possibilidades de atuação profissional que mais têm relação com quem você é? Anote e pesquise sobre elas!
3. Cultive bons relacionamentos
Em todo nosso trajeto, influenciamos e somos influenciados. Construir relações sinceras, verdadeiras e contribuir com o outro de alguma forma, gera confiança e cria conexões que você leva para a vida. Pense na forma como se relaciona e quais são as pessoas que quer manter em seu caminho. Verifique também a forma como você pode comunicar seus objetivos de maneira aberta e, inclusive, pedir e oferecer ajuda.
4. Busque sempre aprendizagem e desenvolvimento
Pessoas que crescem estão em constante aprendizado e desenvolvimento.
Desenvolva a mentalidade do crescimento; aquela que acredita no esforço, no processo, que não é imediatista, mas acredita na construção. Sempre temos algo a desenvolver pessoal e profissionalmente. Se não consegue enxergar sozinho, peça feedback. Uma palestra, um curso, uma terapia, coaching, mentoria, livros e conversas construtivas são exemplos de fontes de crescimento e desenvolvimento.
5. Tenha seu plano
São vários os fatores externos que fazem com que algumas pessoas se percam no caminho. Por este motivo, é importante ter um plano. Ou seja, considerando todas as reflexões, pense nas estratégias para alcançar seus objetivos. O plano pode mudar, se renovar, e isso, provavelmente, acontecerá, mas ele te ajuda a ser mais focado e reconhecer seus avanços ao longo do caminho. Escreva tudo; no papel ou no computador. Cheque ao menos uma vez por semana e revise diariamente sua lista de coisas a fazer, os “to do”.
Fonte: Administradores