Conheça 10 benefícios de automatizar processos na sua empresa

Com a tecnologia cada vez mais presente na vida das pessoas, não é de se espantar que as empresas a incorporem também em suas rotinas. Independentemente do setor ou porte, a automação de processos é uma realidade que está cada vez mais difícil de fugir, e só traz vantagens.

Com a tecnologia cada vez mais presente na vida das pessoas, não é de se espantar que as empresas a incorporem também em suas rotinas. Independentemente do setor ou porte, a automação de processos é uma realidade que está cada vez mais difícil de fugir, e só traz vantagens. É o que destaca Christophe Trevisani, CEO da eNotas, solução tecnológica da Hotmart Company que automatiza 100% do fluxo de emissão de NF-e em qualquer cidade do Brasil.

“Dado os desafios que o mercado oferece para o crescimento de um negócio diante da concorrência, não adotar tecnologia para automatizar processos é algo que simplesmente não pode passar pela cabeça dos empreendedores. Em um cenário tecnológico, processos relacionados à escolha de metodologias e até mesmo os de mão de obra podem e são impactados”, diz.

Trevisani destaca que essas tecnologias possibilitam mais facilidade em produzir ou prestar serviços, tornando a empresa mais ágil e dinâmica, diminuindo custos e evitando desperdícios. Segundo o especialista, a adoção de automatização de processos na empresa é algo inerente aos tempos de hoje. Isso porque trabalhos manuais são reconhecidamente mais morosos e dependem mais de tempo, estando mais propensos a erros humanos e à burocracia, ficando restringido a trabalhos específicos e ao artesanal.

“Na maioria das vezes, a automatização vem por meio de ferramentas tecnológicas, como softwares de gestão variados, passando por ERPs, CRMs e APIs, por exemplo, que dão mais poder a produtividade e garantem mais tempo usado para estratégias do que para operacionalização dos processos”, destaca.

Tudo isso posto sobre a automatização, chega-se fácil aos seus benefícios. Abaixo, Trevisani  elenca as principais vantagens para empresas ao adotar processos automatizados.

Otimização de produção

Com processos tecnológicos na empresa, é possível otimizar quase todas as operações. Isso significa menos tempo com tarefas manuais e mais agilidade na produção do negócio. A geração de relatórios instantâneos permite que se tome decisões a tempo de melhorias e com mais exatidão sobre o que precisa ser feito.

“Outro fator de otimização dos processos é o fluxo das tarefas, que podem ser realizadas de maneira mais assertiva e direcionada. Com isso, não só as lideranças e alta gestão, como também demais funcionários, podem focar em decisões mais estratégicas enquanto as operações são otimizadas”, diz.

Redução de erros humanos

Com a automação, erros humanos são menos presentes, já que processos tecnológicos são mais assertivos. O especialista explica que o processo manual é passível de várias interferências, das emocionais às mais operacionais, algo que com a tecnologia se reduz drasticamente. “Só a redução de erro humano é capaz de ter, consequentemente, menor burocracia, despesas, retrabalhos e ter mais agilidade nas entregas”.

Mais acesso à informação

Algo que toda empresa deveria priorizar em suas operações é a ampla divulgação de informações em seu time. Ao menos, o bom fluxo de comunicação, em que dados estratégicos possam ser centralizados para que as tomadas de decisões sejam bem embasadas e cada vez mais assertivas. “Com a automatização de processos por meio de softwares, isso é mais fácil de fazer. Além disso, programas como ERPs de gestão podem não só armazenar esses dados como interpretá-los em relatórios bem completos”, destaca Trevisani.

Menor custo com mão de obra

Acima, o especialista da eNotas destacou que um dos benefícios de automatizar processos é a redução de erros humanos. A redução com mão de obra passa por um pouco disso. Até porque, com menos erros, a hora de trabalho diminui, algo já inerente a uma operação mais ágil. “É preciso entender que a automatização de processos, no entanto, aumenta a necessidade de mão de obra cada vez mais qualificada em tecnologia, algo que joga para cima o custo desse profissional”, ressalta.

Aumento da produtividade

Já o aumento da produtividade passa por boa parte dos outros benefícios de automatizar processos, já que a redução de erros, da burocracia e do retrabalho se refletem nisso. Ao comparar, processos mais manuais são naturalmente demorados quando postos lado a lado com um tecnológico.

Mais tempo para focar no core business

Outro benefício já citado é a capacidade de se dedicar a tomar decisões mais estratégicas do time. E essas decisões estão direcionadas ao core business da empresa, ou seja, à atividade principal do negócio. Logo, os recursos da empresa são aplicados de melhor forma, em mão de obra qualificada e mais estratégica para ela.

Equipe mais especializada

Mais um benefício já citado como consequência de outros. Aqui, Trevisani destaca que a equipe mais especializada também é resultado de treinamentos e capacitações mais objetivos. Esse fator também aumenta a competitividade do negócio no mercado.

Padronização de processos

O trabalho padronizado é um benefício bem estratégico para a empresa. Isso porque permite que a compreensão sobre o que é feito seja mais fácil. Com a padronização do processo, será possível aumentar a previsibilidade das entregas, mapear possíveis erros e gargalos na operação, podendo diminuir e mitigá-los com mais rapidez. A padronização também aumenta a confiabilidade da produção e a autogerência da equipe.

Melhor monitoramento de índices estratégicos

A tecnologia permite que a operação seja monitorada em tempo real. Mais do que a quantas andam a produção, algumas métricas podem ser investigadas rapidamente. O estoque, por exemplo, é algo que precisa de uma previsibilidade que em tempo real pode ser maior. Outros setores, como vendas e compras, exigem detalhes que só relatórios bem monitorados podem dar.

Melhora a competitividade da empresa no mercado

Por fim, a empresa que adota a automatização de processos se torna mais competitiva e ganha espaço em um mercado cada vez mais cheio de companhias que oferecem soluções para seu público e conseguem se diferenciar.

“Na competição, é necessário reavaliar sempre seus processos e suas ações, o que faz com que a empresa se aperfeiçoe com constância. Algo que a automatização de processos permite pôr em prática”, finaliza Trevisani.

Sobre a eNotas: 

A eNotas,empresa Grupo Hotmart Company, é a única solução tecnológica do mercado que automatiza 100% do fluxo de emissão de NF-e em qualquer cidade do Brasil, sem o cliente precisar se preocupar com as várias regras de emissão que variam entre as prefeituras. Oferece dois produtos: “eNotas Emissor”, plataforma voltada para quem vende online e precisa automatizar suas próprias NF-e conectado a um meio de pagamento online e/ou plataforma EAD; “eNotas Gateway – Emissão”, plataforma que emite NFS-e, NF-e e NFC-e e fornece um canal único de comunicação com a Sefaz de cada estado e mais de 1.300 prefeituras; A eNotas cuida das notas fiscais para que seus parceiros possam cuidar do próprio negócio.

NF-e: Nota fiscal de Produto (Comércio/eCommerce)

NFS-e: Nota fiscal de Serviço (Prestadores de serviço em geral)

NFC-e/CF-e (SAT/MFe): Nota fiscal de Consumidor – Cupom fiscal (Varejo em geral)

Fonte: Rede Jornal Contábil.