Como promover a integração dos colaboradores de uma empresa

Todo lugar cuja força motriz se concentra no esforço coletivo, a fim de alcançar um objetivo, tem por obrigação realizar a integração dos seus elementos centrais, as pessoas. No caso de uma empresa, seu sucesso está intrinsecamente relacionado com a forma que os colaboradores se relacionam entre si.

Todo lugar cuja força motriz se concentra no esforço coletivo, a fim de alcançar um objetivo, tem por obrigação realizar a integração dos seus elementos centrais, as pessoas. No caso de uma empresa, seu sucesso está intrinsecamente relacionado com a forma que os colaboradores se relacionam entre si.

Os tempos de distanciamento social, vividos durante a pandemia de Covid-19, ainda deixam nas pessoas resquícios de retração e introversão. Nada mais natural depois de quase três anos de emergência sanitária mundial e um isolamento provocado pela imensa tragédia que acometeu a humanidade de 2020 até agora.

Para superar esses obstáculos no gradual retorno ao “velho normal”, as empresas precisam estar focadas na integração dos seus colaboradores. Esta é a dinâmica promovida pelos Recursos Humanos (RH), acompanhada e auxiliada pelas lideranças da empresa, para provocar nos recém-ingressantes e nos antigos colaboradores um clima organizacional agradável e efetivo.

Para atingir um nível de integração satisfatório para a saúde mental dos colaboradores e, assim, a empresa conseguir bons ganhos produtivos, o processo de integração deve ser pautado pelo que há de mais novo na área de RH. Para isso, é importante que o setor tenha uma equipe estruturada, com profissionais formados por faculdades de Psicologia. Essa equipe, auxiliada pelos líderes da organização, pode pensar em ações para evoluir a integração.

A seguir, elencamos algumas dicas e orientações para melhorar a integração dos colaboradores com seus colegas de trabalho.

Conheça sua equipe

Conhecer as pessoas que participam da sua rotina é fundamental. Esse primeiro passo é determinante para o sucesso de todo o processo de integração. É nessa etapa que os laços são formados e os limites são estabelecidos. A partir daqui, as lideranças e o RH têm condição de esboçar um plano.

Estimule o clima organizacional

Depois de conhecer relativamente bem toda a equipe de colaboradores que cerca os objetivos da empresa, agora é hora de promover o clima ideal para o dia a dia da organização. Toda hora é uma oportunidade de tirar dúvidas sobre os propósitos de cada política, processo e prática do negócio. Nesta etapa, o colaborador entra de vez na “aclimatação”.

Treinamentos e acompanhamentos

Treinamentos e acompanhamentos constantes são determinantes para a manutenção de todo o processo de integração. É através de treinamentos que a equipe manterá o clima organizacional vivo.

Promova a cultura da empresa

Dois motivos tornam este tópico muito importante. O primeiro é para manter os colaboradores em contato ativo e diário com as relações da organização. O segundo, para integrar os novatos de forma rápida e fácil. Afinal, é muito mais fácil se adaptar a lugares cujo comportamento já está delimitado há tempos.

Fonte: Jornal Contábil .