Auxílio Brasil ou Bolsa Família, afinal qual vou receber em janeiro?

A transição do atual programa de transferência de renda do Governo Federal, Auxílio Brasil para o Bolsa Família, está prestes a acontecer e voltará ainda no início de 2023. Contudo, ainda existe um certo receio, principalmente pelos beneficiários do programa social, sobre qual dos benefícios será pago em janeiro.

A transição do atual programa de transferência de renda do Governo Federal, Auxílio Brasil para o Bolsa Família, está prestes a acontecer e voltará ainda no início de 2023.

Contudo, ainda existe um certo receio, principalmente pelos beneficiários do programa social, sobre qual dos benefícios será pago em janeiro, se será o Auxílio Brasil ou o Bolsa Família.

[caption id="attachment_120063" align="alignleft" width="590"] Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado[/caption]

No atual cenário o governo estava focado em garantir o programa social no valor de R$ 600, porém, ainda não há uma definição sobre quando o Bolsa Família entrará em vigor.

Bolsa Família ou Auxílio Brasil em janeiro

A volta do até então extinto Bolsa Família segue sem uma data oficial para ocorrer. Dessa forma, ao menos neste mês de janeiro, os beneficiários do programa social devem receber então o Auxílio Brasil.

Além disso, com base na Medida Provisória assinada pelo presidente Lula na cerimônia de posse que ocorreu no domingo (1), estabeleceu que o pagamento do programa social continuará de R$ 600 para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Outro ponto que gera dúvidas para os beneficiários está relacionada ao calendário de pagamentos e se o mesmo será mantido quando o governo retornar com o Bolsa Família.

Contudo, vale lembrar que mesmo antes do Auxílio Brasil, quando o Bolsa Família estava em vigor, o pagamento do benefício ocorria nos últimos dez dias úteis de cada mês, ordem que se estabeleceu no extinto Bolsa Família e atual Auxílio Brasil.

Sendo assim, podemos adiantar que as datas de pagamento já divulgadas em 2023 para o Auxílio Brasil devem ser mantidas quando substituído pelo Bolsa Família.

Calendário de pagamentos de janeiro

Para este mês, ainda sobre roupagem do Auxílio Brasil, o cronograma de pagamentos do benefício se iniciará no dia 18 de janeiro e será escalonado com base no último dígito do NIS (Número de Identificação Social). Confira:

  • NIS final 1: Recebe dia 18 de janeiro;
  • NIS final 2: Recebe dia 19 de janeiro;
  • NIS final 3: Recebe dia 20 de janeiro;
  • NIS final 4: Recebe dia 23 de janeiro;
  • NIS final 5: Recebe dia 24 de janeiro;
  • NIS final 6: Recebe dia 25 de janeiro;
  • NIS final 7: Recebe dia 26 de janeiro;
  • NIS final 8: Recebe dia 27 de janeiro;
  • NIS final 9: Recebe dia 30 de janeiro;
  • NIS final 0: Recebe dia 31 de janeiro.

Dúvidas ou denuncias

Segundo informações do governo, a Caixa Econômica Federal realizará a distribuição de cartazes e calendários nos locais de pagamento (agências, lotéricas e correspondentes bancários).

Para tirar dúvidas, o governo oferece três canais para atendimento, sendo eles:

  • O telefone do Ministério da Cidadania número 121 — telefone para central de denúncias;
  • Número 111 da Central de Atendimento ao Cidadão da Caixa — telefone para tirar informações sobre o saque do benefício;
  • Através do aplicativo oficial do Auxílio Brasil disponível para download na loja de apps do seu celular.

Fonte: Jornal Contábil .