IPVA 2023 sairá mais caro e pode impactar seu orçamento. Veja!

Más notícias para os proprietários de veículos com relação aos valores do IPVA para 2023. Em 2022, o imposto obteve alta média de 22,54% e ficará novamente mais caro para todos os veículos em 2023. Sabemos que o calendário de pagamento e a tabela com os valores venais ainda serão divulgados pela Secretaria da Fazenda

Más notícias para os proprietários de veículos com relação aos valores do IPVA para 2023. Em 2022, o imposto obteve alta média de 22,54% e ficará novamente mais caro para todos os veículos em 2023.

Sabemos que o calendário de pagamento e a tabela com os valores venais ainda serão divulgados pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do governo estadual, mas é possível adiantar que o valor será reajustado novamente.

Todavia, por que haverá esse aumento? Acompanhe a seguir.

Aumento no preço dos veículos usados

Nos últimos dois anos, o valor da Tabela FIPE para veículos usados tem subido mensalmente. Agora há tendência para estabilizar, mas o valor em alta acumulado até setembro deste ano terá impacto no IPVA 2023 para veículos usados.

Nessa linha, era esperado que os veículos usados desvalorizassem ligeiramente todos os meses em função do uso, desgaste e como diferenciação dos veículos novos. No entanto, com o surgimento da pandemia no final de 2019, observou-se um fenômeno contrário à expectativa de valores de veículos usados.

Outros fatores ao longo dos últimos anos contribuíram para estes aumentos, como o fechamento temporário de várias montadoras no Brasil e no mundo, que gerou menos oferta de veículos novos. A falta de componentes e de insumos, devido ao fechamento de várias fábricas de componentes no Brasil e no mundo fez aumentar o preço de componentes para automóveis, que se refletiu também no preço dos carros novos.

Impacto no IPVA 2023

Dessa forma, a alta de preços dos veículos novos e usados trará impactos também no valor do IPVA a pagar pelos veículos usados. O valor venal dos veículos usados normalmente é calculado tendo como referência os valores da tabela FIPE do mês de setembro do ano anterior para cada estado.

Por exemplo, para o IPVA 2023, a tabela de setembro de 2022 é a principal base para o cálculo do valor venal do veículo, embora possa haver variações na forma de cálculo entre estados.

O valor dos carros usados, divulgado pela FIPE no início de setembro de 2022, é em média 14,4% superior ao valor de setembro de 2021 para os mesmos modelos.  Isto poderá significar um novo aumento do IPVA no ano de 2023.

Tabela FIPE e o preço dos veículos

A tabela Fipe é a principal referência no mercado brasileiro de carros usados e seminovos. Além de funcionar na prática como um termômetro de contratos e seguros automotivos.

Consultando a tabela, o comprador e o vendedor sabem o preço médio de um carro/moto usado ou seminovo, levando em consideração alguns fatores como marca, ano e modelo do veículo.

Para calcular o valor do IPVA considera-se o preço do automóvel no mês de setembro do ano anterior multiplicado pela alíquota praticada no estado. Em São Paulo, por exemplo, essa alíquota é de 4%.

Por exemplo, para saber quanto vai ser o seu IPVA 2023 SP é preciso fazer este cálculo: o valor médio do seu veículo X a alíquota adotada pelo seu estado e para o seu tipo de veículo ÷ 100. Se o valor do seu carro for R$20.050 X a alíquota de 4% ÷ 100 = IPVA R$ 802.

Portanto, preparem o orçamento para desembolsar um valor maior para o pagamento deste imposto. Quem não o quitar, está sujeito a multa e também não poderá realizar o licenciamento anual.

Fonte: Jornal Contábil .