Usuários reclamam de problemas no site da Receita Federal

Muitos usuários estão reclamando de problemas ao tentar realizar alguns serviços no site da Receita Federal do Brasil (RFB). O site Downdetector, que monitora instabilidades no site da RFB, mostra um pico de problemas por volta das 12h de segunda-feira, dia 29. Segundo o site, 100% das reclamações são sobre o acesso ao website.

Muitos usuários estão reclamando de problemas ao tentar realizar alguns serviços no site da Receita Federal do Brasil (RFB).

O site Downdetector, que monitora instabilidades no site da RFB, mostra um pico de problemas por volta das 12h de segunda-feira, dia 29. Segundo o site, 100% das reclamações são sobre o acesso ao website.

Imagem por @freepik / @sarawut123456 / Receita Federal / freepik / editado por Jornal Contábil

A Receita Federal dispõe de diversos serviços aos cidadãos como Auditoria Fiscal, Benefícios Fiscais, Certidões e Situação Fiscal, Cobranças e Intimações, Declarações e Demonstrativos, Julgamento Administrativo e Pagamentos e Parcelamentos.

Também coloca à disposição dos empresários o Portal e-Cac (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), órgão do Ministério da Fazenda, que fornece o histórico de tributos pagos pelo contribuinte. Além de declarações e restituições do Imposto de Renda. O usuário pode verificar sua situação fiscal, obter extratos das declarações anteriores do IRPF, além de agendar atendimentos em postos da Receita Federal.

Principais reclamações

Nas últimas 24 horas, as reclamações foram por mais de um motivo. Usuários não conseguiram realizar a transmissão do SicalcWeb e da DCTFWeb durante todo o dia de ontem (segunda-feira, 29), erro no Simples Nacional, falha no envio da NF-e, problemas no envio do Carnê Leão (dentro do e-Cac), emissão de Darf e consultas ao CPF.

O site apresentou instabilidade ao longo de todo o dia, com maior incidência entre às 11h e 14h.

Problemas com o Sicalcweb

O SicalcWeb é o Sistema de Cálculo de Acréscimos Legais da Receita Federal (Sicalc). Trata-se de um programa gratuito que tem como objetivo trazer mais praticidade para o contribuinte na hora de fazer o cálculo da quantia devida à Fazenda e solicitar a emissão do documento para efetuar o pagamento (DARF).

Além disso, a tecnologia consegue calcular os juros e multas daquelas pessoas que estavam inadimplentes. Este serviço está disponível dentro do site da Receita Federal.

Justamente é na SicalcWeb que houve mais reclamações. Usuários relataram que o serviço está fora do ar e desta forma não há como emitir o Darf de pagamento de tributos federais.

Instabilidades no site ocorrem com frequência

Infelizmente essas instabilidades nos serviços do site da RFB são constantes. No mês de maio, por exemplo, quando o prazo para a entrega das declarações do Imposto de Renda se esgotava, o site apresentou problemas.

Foi uma “chuva” de reclamações no site Downdetector, que monitora instabilidades da RFB. Na ocasião, a autarquia informou que houve um problema com o navegador do Google.

Com relação a instabilidade do SicalcWeb e os demais problemas relatados nesta matéria, a Receita Federal não havia se manifestado.

Fonte: Jornal Contábil .