Veja nove dicas para valorizar a saúde mental no trabalho

Pois é! Cada vez mais a saúde mental no trabalho é um tema de interesse de muitos profissionais e empresas, pois em um mercado cada vez mais competitivo e desafiador, o acúmulo de pressões (e, consequentemente, de problemas emocionais) aumenta. Você já sentiu os impactos desse cenário?

Pois é! Cada vez mais a saúde mental no trabalho é um tema de interesse de muitos profissionais e empresas, pois em um mercado cada vez mais competitivo e desafiador, o acúmulo de pressões (e, consequentemente, de problemas emocionais) aumenta.

Você já sentiu os impactos desse cenário? Cobranças excessivas, muita ansiedade, noites de insônia, falta de concentração, esgotamento mental… estes são apenas alguns indicativos de que a sua saúde mental no trabalho está sendo comprometida.

Photo by @senivpetro / freepik

E a saúde mental no trabalho não é uma preocupação apenas dos funcionários! Pelo contrário, muitos empregadores também sofrem com as pressões no ambiente de trabalho e podem passar por graves problemas emocionais, ainda mais quando têm uma grande equipe para gerenciar.

Mas tudo tem uma solução! Neste artigo, vamos falar mais sobre a importância da saúde mental no trabalho, além de dar algumas dicas de como sua empresa pode criar um ambiente de trabalho que valoriza a saúde mental dos funcionários. Continue com a leitura!

O que é saúde mental?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde mental como:

Um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de dar uma contribuição para sua comunidade

Ou seja, a saúde mental não está restrita à capacidade do indivíduo de aproveitar a vida ou equilibrar apenas suas responsabilidades com lazer. Trata-se de um conceito multidimensional, que pode ser interpretado e avaliado de diversas perspectivas. De forma geral, a saúde mental é composta por:

  • Capacidade de superação;
  • Satisfação pessoal (percepção de que está realizando suas atividades de forma tranquila, autonomia, percepção do potencial intelectual e emocional, etc);
  • Interação social;
  • Produtividade acadêmica e profissional;
  • Entre outros.

Observe que a saúde mental impacta de diversas dimensões da vida de uma pessoa, desde questões mais pessoais e intrínsecas à autopercepção até àquelas que envolvem o relacionamento com o trabalho e com a sociedade.

Assim, não há como desconsiderar o impacto que o ambiente de trabalho tem sobre a saúde mental das pessoas, especialmente quando a maioria dos adultos passa a maior parte do dia trabalhando.

Por que a saúde mental no trabalho importa?

De acordo com dados da OMS, os transtornos mentais e comportamentais estão entre as principais causas de afastamento do trabalho ao redor de todo o planeta.

Atualmente, segundo as pesquisas, mais de 300 milhões de pessoas sofrem com depressão em todo o mundo, sendo esta a principal doença psíquica que causa incapacidade laboral. Casos mais amenos do distúrbio resultam numa média de quatro dias de afastamento do trabalho por ano, o que soma aproximadamente 200 dias de trabalho perdidos anualmente.

Ao mesmo tempo, mais de 260 milhões de indivíduos têm transtornos de ansiedade dos mais variados tipos, como Transtorno de Ansiedade Generalizada, Ansiedade Social e Síndrome do Pânico, por exemplo. Muitas pessoas convivem até com ambos distúrbios, oscilando entre quadros de ansiedade e depressão.

É muito difícil lidar com as responsabilidades do trabalho e, ao mesmo tempo, ter que lidar com problemas emocionais, o que pode gerar casos de burnout, afastamento do trabalho e outros problemas que podem ser muito onerosos para a empresa. Ainda segundo a OMS, os transtornos mentais como ansiedade e depressão custam em média 1 trilhão de dólares à economia global a cada ano em perda de produtividade.

Ademais, esse tipo de distúrbio e a falta de preocupação com a saúde mental no trabalho pode resultar em preocupações com a perda do emprego, por queda no engajamento das equipes, insatisfação constante com o trabalho e outras pressões que só retroalimentam o quadro de problemas emocionais.

No entanto, ambientes que fornecem condições para que os funcionários lidem com a saúde mental no trabalho tendem a amenizar tais aflições, pois impactam positivamente na qualidade de vida dos funcionários.

Sabemos que a saúde mental no trabalho é uma temática complexa e muitas vezes conflitante, mas organizações que se preocupam com o estado psicológico e emocional de seus funcionários podem colher ótimos frutos.

Como saber se o ambiente de trabalho valoriza a saúde mental?

Muitos empregadores sentem dificuldades em identificar problemas de saúde mental que podem ser causados pelo ambiente de trabalho. Isso é normal, afinal, nem sempre temos tempo para prestar atenção nas pequenas mudanças de comportamento que podem indicar que algo está errado.

Um dos primeiros indicativos que podem ser observados quando um funcionário está tendo problemas com a saúde mental é justamente a mudança de comportamento.

Se o profissional é extrovertido e costuma motivar o restante da equipe, um dos primeiros sinais de estresse e problemas emocionais é a tendência à quietude e à falta de diálogo. O mesmo pode acontecer com profissionais mais introvertidos, que podem se isolar dos demais. Há casos tão graves de colaboradores com a saúde mental mais fragilizada que resultam em faltas injustificadas, agressividade e falta de tolerância com colegas.

Ambientes de trabalho com muita pressão e que estimulam a competitividade agressiva costumam ter mais incidência de funcionários que sofrem com problemas psicológicos e emocionais. As frustrações geralmente são mais comuns nesses contextos de trabalho e podem ser causadas por:

  • Cobrança excessiva por produtividade
  • Intimidação;
  • Assédio;
  • Políticas inadequadas de segurança e saúde no trabalho;
  • Baixo nível de apoio aos colaboradores;
  • Tarefas sem ética;
  • Jornadas de trabalho inflexíveis;
  • Más práticas de comunicação interna;
  • Falta de envolvimento das equipes em tomadas de decisão.

Assim, é importante que as empresas dediquem um tempo para observar o ambiente de trabalho no qual os colaboradores estão inseridos: as lideranças são tóxicas ou motivadoras? As equipes se dão bem? Os benefícios e os salários são compatíveis com as necessidades dos funcionários e a realidade do mercado? Os resultados dos funcionários são devidamente reconhecidos? Há incentivos para que os colaboradores procurem ajuda em caso de problemas com a saúde mental no trabalho? Essas e outras perguntas são fundamentais para entender a realidade de trabalho dos funcionários.

Uma forma de entender essas questões é através da aplicação regular de pesquisas de satisfação interna e engajamento, porque esse tipo de levantamento facilita a identificação de possíveis problemas que afetam a saúde mental no trabalho. Há uma série de sistemas que permitem a aplicação de questionários anônimos que ajudam organizações no mundo todo a tornarem seus escritórios mais amigáveis às necessidades emocionais e psicológicas que seus funcionários.

Como a empresa pode valorizar a saúde mental no trabalho?

Há uma série de ações que podem ajudar as empresas a aumentar o moral das equipes e impactar positivamente na saúde mental dos funcionários. A seguir, vamos te mostrar nove dicas de como isso pode ser feito:

  • Fornecer treinamentos focados em comportamento e melhorias no estilo de vida;
  • Conscientizar os funcionários a respeito de sinais e sintomas de problemas relacionados à saúde mental e oportunidades de tratamento;
  • Fornecer treinamentos aos gestores e demais lideranças para ajudá-los a identificar problemas emocionais e psicológicos dentro das equipes e endereçá-los corretamente;
  • Desenvolver aspectos positivos de trabalho e as habilidades dos empregados;
  • Proteger a saúde mental e física dos funcionários, reduzindo fatores de risco;
  • Incentivar exames clínicos e oferecer tratamento gratuito para distúrbios psicológicos, como depressão, ansiedade, burnout, etc. através de planos de saúde e outros benefícios;
  • Manter o clima organizacional livre de estresse e competição desnecessária;
  • Dar aos colaboradores a chance de ajudar na tomada de decisões que impactam diretamente na saúde mental no trabalho;
  • Oferecer diferentes tipos de planos de saúde com baixo ou nenhum custo para aconselhamento de saúde mental e acesso a medicamentos.

Considerações finais

Empresas que se preocupam com a saúde mental de seus funcionários certamente tendem a se beneficiar de equipes mais motivadas e com menores índices de absenteísmo e rotatividade. A Organização Mundial da Saúde aponta que as estratégias voltadas para valorizar a saúde mental no trabalho devem fazer parte de uma estratégia organizacional de saúde e bem-estar.

O tratamento devido à saúde mental no trabalho ajuda as empresas a criar um local de trabalho muito mais motivador e ainda por cima ajuda a reduzir o índice de turnover e a quantidade de faltas. Estes dois fatores, inclusive, podem ser indicativos de que há alguma coisa errada na empresa e, somados à aplicação de pesquisas de satisfação interna, podem ajudar a entender que o ambiente de trabalho está comprometendo a saúde mental de determinados funcionários.

Original de My Work