Você sabe o que é Salário Sob Demanda?

Na matéria de hoje vamos abordar sobre um novo benefício, chamado salário sob demanda, já adiantamos que a vantagem dele é que pode ser solicitado a qualquer momento pelo funcionário.

Continue conosco e entenda.

Todo mundo já passou meio apertado no meio ou final do mês, ou porque não tem controle dos seus gastos, ou porque o salário foi destinado a pagar as contas e são nessas situações que o salário sob Demanda é atrativo para os funcionários e até mesmo para a empresa.

Como funciona o salário sob demanda? 

Este benefício é um recurso determinado pela empresa que dá acesso ao salário  de forma proporcional aos dias trabalhados.

Portanto, o funcionário não precisa esperar até o 5° dia útil para ter acesso ao salário de forma integral.

O ponto positivo é que com este benefício o funcionário pode ter o maior controle sobre seus gastos, isto  melhora até o desempenho do funcionário na empresa.

Na prática a empresa precisa ter como aliada uma boa tecnologia, para realizar transferência dos valores no momento da solicitação e também registrar no sistema escolhido pela empresa.

Qual a diferença entre adiantamento salarial e salário sob demanda?

Não existe uma Lei específica que fala sobre o adiantamento salarial.

Mas temos o Art. 462 da CLT, veja:

Designed by @freepik / freepik
Designed by @freepik / freepik

Art. 462

Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo”.

É simples, com esse salário sob medida o funcionário se sentirá mais à vontade para requerer o adiantamento e logo não haverá uma relação de favor, que é o caso do adiantamento salarial.

Qual é o benefício desse salário sob demanda para a empresa?

  • Aumento do engajamento e motivação

Com este benefício os trabalhadores estarão mais tranquilos e mais motivados a sua rotina de trabalho, pois, tudo  de alguma forma depende do dinheiro;

  • Atração e retenção de talentos 

A competição entre as empresas está cada vez maior, cada uma com suas estratégias para vencer a concorrência, por isso a sua empresa precisa ter um diferencial para atrair os bons profissionais e também retê-los e este benefício de salário sob demanda é um diferencial muito grande.

  • Aumento da produtividade

Problemas financeiros podem atrapalhar no desempenho do funcionário dentro da empresa, para que tudo flua bem na sua empresa o funcionário precisa estar focado nas suas atividades, sem ter preocupações financeiras.

Você sabe como implementar o salário sob demanda?

Não há uma regra certa para aderir o salário sob demanda corretamente, é importante que você tenha uma ferramenta que te permita a ter controle dos pedidos e dos saques.

Para isso você pode fazer isso através de um aplicativo integrado à plataforma utilizada pelo RH.

Mas lembre-se: isto vai depender do quanto a empresa pode dispor naquele momento para contratar ou desenvolver métodos para gerenciar o benefício.

Por Laís Oliveira